O refluxo gastroesofágico é uma causa comum de consulta nos cuidados de saúde primários, uma vez que pode acabar por causar um desconforto significativo e alterar a qualidade de vida das pessoas que dele sofrem. Muitas pessoas sofrem de refluxo regularmente.
No entanto, na maioria dos casos, o desconforto causado por esse refluxo pode ser controlado com o uso de certos tratamentos ou com simples mudanças no estilo de vida.
Deve saber que a doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando o ácido do estômago flui frequentemente para o tubo que conecta a boca e o estômago (esôfago).
Os alimentos que ingerimos diariamente afetam a quantidade de ácido que o nosso estômago produz. Portanto, escolher cuidadosamente a nossa dieta é a chave para controlar o refluxo gastroesofágico.
1. Alimentos que podem ser benéficos para quem sofre de refluxo
- Alimentos com baixo teor de gordura e açúcares, como no caso dos legumes As opções recomendadas incluem feijão verde, brócolos, espargos, couve-flor, batatas e pepinos.
- Aveia, que é uma excelente fonte de fibra. Uma dieta rica em fibras tem sido associada a um menor risco de refluxo ácido. Outras opções ricas em fibras incluem pão integral e arroz integral.
- Frutas não cítricas, como melão, bananas, maçãs e peras.
Carnes magras (como frango ou peru), peixes e frutos do mar são baixos em gordura e podem reduzir esses sintomas. O ideal é cozinhá-los na grelha, no forno ou escalfado. - As claras de ovo são uma boa escolha. O mesmo não acontece com as gemas, que têm um elevado teor de gordura e podem provocar refluxo.
- Gorduras saudáveis, como abacates, nozes, linhaça ou azeite. Reduza a ingestão de gorduras saturadas e trans substituindo-as por estas gorduras insaturadas mais saudáveis.
Em relação à sua dieta, também pode avaliar o consumo de certos remédios caseiros e naturais, tradicionalmente usados neste tipo de distúrbios digestivos.
1. Água com limão
Embora o sumo de limão seja inicialmente ácido, quando chega ao estômago é transformado pelo nosso organismo, pelo que pode ajudar a neutralizar o ácido do estômago e a reduzir o desconforto causado pelo refluxo.
2. Chá de gengibre
Além de todas as suas propriedades, o gengibre também é eficaz na melhoria da digestão, pois diminui o tempo que os alimentos passam no estômago, reduzindo a possibilidade do ácido subir ao esôfago.
3. Chá de camomila
A camomila é uma planta com propriedades calmantes que ajudam a tratar problemas estomacais e a controlar a má digestão.
Mudanças no estilo de vida que podem ajudar quem tem refluxo
Para além das alterações necessárias nos seus hábitos alimentares, pode adotar certas modificações no seu estilo de vida que também podem ajudar a minimizar os sintomas de refluxo:
- Coma em pequenas porções, várias vezes ao dia (idealmente 5 refeições leves por dia).
- Mastigue e coma lentamente, e evite refeições líquidas em jantares, como sopas ou caldos.
- Eleve a cabeceira da cama até 15 centímetros, utilizando calços de madeira ou uma cama articulada, mas sem dobrar a almofada.
- Também pode ajudar deitar-se na cama sobre o lado esquerdo, evitando que o conteúdo do estômago volte para a boca.
- Ao virar-se, dobre os joelhos, o que o ajudará a combater o refluxo ou a limitar as suas consequências.
- Evite o stress, pois este pode agravar problemas de refluxo.
- Embora a atividade física seja sempre recomendada, evite fazê-lo imediatamente depois de comer.
Além de seguir estas recomendações, existem outros tratamentos com ingredientes naturais que se mostraram eficazes e que podem ajudá-lo no alívio dos sintomas do refluxo gastroesofágico.
Descubra também como o ARCID pode ajudá-lo a lidar com estes sintomas. No entanto, tenha sempre em mente que, em caso de apresentar qualquer tipo de sintoma clínico, deve ir ao seu médico ou farmacêutico para fazer um diagnóstico preciso e estabelecer o tratamento correspondente.