Acidez (Azia) e refluxo na gravidez
Tanto o ardor quanto a azia como os refluxos gastroesofágico são manifestações clínicas especialmente frequentes durante a gravidez. Embora possam aparecer em qualquer trimestre da gravidez, o mais usual é que à medida que a gravidez progride, esses sintomas aumentam em frequência e em intensidade.
Apesar de não haver um número específico, vários estudos estimam que *até 80% das mulheres grávidas* podem sofrer um episódio de azia ou refluxo gastroesofágico.
Causas
O que causa azia e/ou refluxo durante a gravidez?
Existem dois mecanismos principais, relacionados às mudanças fisiológicas da gravidez, que favorecem o aparecimento destes sintomas em mulheres grávidas:
Alterações hormonais
Hormonas libertadas durante a gravidez (progesterona) relaxam substancialmente a musculatura, diminuindo a pressão do esfíncter esofágico e retardando o trânsito intestinal, permitindo que o ácido estomacal possa subir do esófago para a garganta.Aumento da pressão intra-abdominal
O aumento do tamanho do útero pelo próprio feto causa um aumento de pressão intra-abdominal que também afeta o estômago.Ter sintomas antes da gravidez
A anterior exposição do esófago ao ácido pode levar ao aumento de sintomas.Gravidezes anteriores
Ter estado grávida anteriormente.Último trimestre da gravidez
Estar no último trimestre da gravidez.Idade materna
A idade materna, que está inversamente correlacionada com o aparecimento destes sintomas.Complicações
Quais são as complicações associadas com azia e refluxo?
Embora os sintomas de azia e refluxo possam ser comuns, intensos e irritantes, as complicações graves são raras. De facto, esses episódios são geralmente de curta duração.
Os sintomas comuns incluem:
- Sentimento de ardor ou dor no peito
- Dor no peito
- Sentimento de peso ou inchaço
- Arrotos
- Regurgitação de comida
É normal que esses sintomas se intensifiquem após as refeições e na hora de dormir.
Tratamento
Como aliviar a acidez (azia) e/ou refluxo na gravidez?
Alívio da acidez e refluxo na gravidez pode ser feito basicamente através de duas opções:
- Alterações na dieta
- Modificação do estilo de vida
Mais informações
Não fique com dúvidas!
Encontre respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre azia e refluxo gastroesofágico na gravidez
Sim, é totalmente normal. Estudos sugerem que até 80% das mulheres grávidas podem sentir azia ou refluxo durante a gravidez.
Embora os sintomas associados à acidez possam começar no terceiro mês de gestação, é a partir do terceiro trimestre quando a pressão do útero no estômago aumenta e é maior a probabilidade de sofrer acidez ou refluxo.
Este tipo de sintomatologia é reversível, são resolvidos uma vez que o bebé tenha nascido, pois o nível de progesterona voltará ao seu valor anterior.
Não necessariamente. O mais comum é que os sintomas aparecem pouco depois de comer ou beber, embora possa haver um atraso entre a refeição e o desenvolvimento de acidez ou refluxo.
Para mulheres grávidas ou lactantes, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar ARCID.